Seu corpo é seu templo

Seu corpo é seu templo

O educador físico Lucas Soares, professor de natação, condicionamento de surf, surfitness, musculação e também personal trainer, dedica-se às práticas físicas 24hs/dia. Veja sua incrível experiência aqui mesmo no blog em A atividade física desenvolve até a minha inteligência.

Agora conosco para mostrar que os exercícios físicos são a melhor forma de cuidar da saúde e, especialmente, garantir a independência individual pelo tempo mais longo possível.

“Seu corpo é seu templo, você é responsável pela sua saúde, diz ele. Já imaginou comprar um carro 0km e nunca levá-lo ao mecânico para um acompanhamento, uma revisão, apenas trocar óleo e pôr gasolina? Imagine construir uma casa e não cuidar dela. Como ela estaria depois de 70 anos sem nenhum cuidado? E olha que ainda existem as catástrofes naturais da vida, não é? Precisamos ter esse cuidado com o nosso corpo, a nossa saúde, o nosso futuro… nós somos responsáveis por isso”. 

Explica que bem-estar e saúde são benefícios de uma combinação entre diversão, boa alimentação e prática de exercícios físicos regulares. Considera atividade física qualquer estímulo (cavalgar, treinar, correr etc) que seja leve, moderado ou intenso por um período de no mínimo 20 minutos. E diz que a pessoa ativa é aquela que treina, se movimenta ou pratica algum esporte pelo menos duas vezes por semana. E não pode passar sete dias seguidos sem fazer nada.

“O maior segredo da atividade física é a regularidade. Tem que haver um equilíbrio e não podemos ficar longos períodos sem treinar, fazer um super treino num único dia ou somente no fim de semana. Quanto mais frequência de treino, melhores resultados você vai ter”.

“Eu tenho um dica super perennial: é importante escolhermos atividades prazerosas, que nos trazem bem-estar, nos interessem e nos motivem. Não adianta entrar numa porque todo mundo está fazendo ou porque é a atividade da moda. Às vezes a moda do momento não é a melhor prática para você”.



Sobre os benefícios da atividade física, ressalta que ela pode fortalecer o corpo e as funções básicas, trazer mais longevidade, equilibrar a pressão arterial, o sistema cardiovascular, controlar diabetes, aumentar a auto-estima e a alegria de viver.

“Mas o que considero mais importante é esticar ao máximo a nossa independência, nossa integridade física. Lá na frente, com o passar do tempo, você ainda vai poder viver bem e sem depender de terceiros. Numa viagem, por exemplo, você poderá fazer caminhadas, subir escadas. Poderá sentar de repente num lugar um pouco mais baixo e conseguir se levantar. É maravilhosa essa independência! Acho que esse é um dos maiores benefícios que a atividade física pode trazer …essas questões básicas, questões funcionais para se viver, né? As coisas simples e reais da vida”.

Quanto ao lado negativo, cita uma atividade física mal elaborada para o indivíduo, por exemplo que tenha uma intensidade excessiva de tempo, força, peso. Outra coisa é estar parado e retomar com muito esforço logo de cara, pode até deixar a pessoa doente, estressada ou com lesões. 

Explica que a falta de exercício é ruim mas o excesso também. Muita carga ou muito movimento forçam o corpo, exigem demais da musculatura e podem criar lesões.

“Por isso que é muito importante ter um orientador, alguém com conhecimento para ajudar com dicas e propostas que fazem você chegar no seu objetivo com muito mais qualidade e sem correr riscos. Assim, o profissional tem capacidade para optar pelo treino mais apropriado a cada caso, de força ou de resistência, por exemplo. E também para escolher os estímulos, corrida, corda, dança etc que vão te motivar ou atender os objetivos do momento”.

“Tem que se ter em mente, finaliza, que o excesso é sempre ruim e o equilíbrio traduz a melhor escolha. Atividades equilibradas, prazerosas e regulares, essa é a chave para se ir longe, com saúde e independência. Muito longe!”.

Um comentário em “Seu corpo é seu templo

  1. Muito interessante.É bom rever conceitos,sobre atividades físicas e o poder ,de conseguir manter a independência,por mais tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, quero seguir o seu blog.