Ser ativo não é apenas estar saudável

Ser ativo não é apenas estar saudável

por Armando Fantini

Hoje é primeiro dia do resto da minha vida! Como assim? Viver o que chamam de velhice não deve se limitar a fazer hidroginástica no clube, ir à dança de salão, cuidar dos netinhos, jogar cartas ou dominó ou fazer crochê. O que precisamos é, além de tudo isso, ter um amadurecimento ativo e equilibrado. Um novo padrão de comportamento, uma aquisição moderna denominada qualidade de vida apurada…e feliz, além de cuidados com o corpo, mente e alma, continuar a ser criativo, intuitivo e voluntarioso. Ser ativo não é apenas estar saudável. É não desistir de viver, é dar um sonoro NÃO ao ócio e dizer Vamos continuar, estou vivo, pode contar comigo, com minha experiência, minha paciência e todo o meu carinho

A vida ativa e equilibrada faz muita diferença, pois a maneira como vai se chegar na velhice dependerá do uso, ou abuso, que se fez do corpo. Ganhar em eficiência com a idade é resultado de apuramento e treino. O idoso procura fazer tudo melhor, não aceitando só o possível e nem o que está malfeito. Como o americano diz “I will do my best”! 

Compreende-se que o melhor e o porquê de tudo na vida merecem ser bem-feitos. Produzir com prazer, amor, energia e boa vontade, reduz-se as chances de se perder tempo refazendo tudo. É fundamental ser ousado e curioso, aprender coisas novas e interessantes, não parando de fazer o que gosta, desde que sejam saudáveis, como por exemplo a atividade física e o prazer de levar o cachorrinho pra passear. Mas não esqueça o lado social, espiritual, intelectual e amoroso! Este último, por que não? 

Aprender a ouvir é lição que depende do tempo, mas é bom aprender a ouvir o mais rápido possível. Pensar antes de responder é atitude que vem com a experiência de vida. Beleza é importante, mas não é fundamental. Da forma como lidamos com as pessoas, suas emoções, sentimentos, relações, e espiritualidade é o que realmente vai determinar o quanto somos belos e saudáveis. As pessoas quando aprendem e têm um ponto de vista novo sobre qualquer assunto comprovado cientificamente ou carregado de profundo humanismo, praticam, ficam agradecidas e retribuem naturalmente com atitudes sábias e de bom gosto. 

Vale a pena tentar. Ainda é cedo. Lugar de coisa velha é no museu! Afinal, hoje é primeiro dia do resto da sua vida!

Armando Fantini, fundador da Refresh Brazil, especialista em soluções inteligentes para acessibilidade nas praias e trilhas. Acaba de lançar o seu podcast Desafio – Deficiência sem limites

2 comentários sobre “Ser ativo não é apenas estar saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, quero seguir o seu blog.