SAÚDE+

SAÚDE+

por Danielle Amoêdo

Ah 2021, como o senhor foi esperado! Esperado como uma importante visita que trará boas notícias e mudará a vida de todos que moram nessa imensa casa chamada planeta Terra. Quanta responsabilidade, não? O sr. 2021 já está sendo muito bem-vindo com uma maleta contendo uma grande jóia, a vacina contra COVID-19. Portanto sabemos que o sr. 2021 está fazendo a parte dele, não é? 

Agora vamos trazer a nós um pouco da responsabilidade por adquirir  mais saúde. O nosso autocuidado, como está ? Como está minha saúde física? O que faço para ter mais disposição e não permitir que meu corpo adormeça e desaprenda o conceito de como é bom ser funcional? 

Já falei aqui no Perennials que caiu por terra o conceito de que idade é um fator determinante na vida de uma pessoa que se mantém ativa. Por essa razão vou exemplificar nas minhas listas de promessas para 2021 o que posso fazer para melhorar minha saúde através dos benefícios da  atividade física e das razões dela ser tão importante não só no processo de envelhecimento saudável mas em qualquer período da vida. 

Tenho um cliente , hoje com 92 anos, que simplesmente corre a maratona São Silvestre todos os anos. E pasme, ele começou a praticar aos 72 anos! Havia acabado de se aposentar, angustiado por não ter ocupações, ansioso e deprimido, no tempo dele começou a fazer caminhadas em um parque perto da sua casa. Ali fez amizades e foi progredindo no hábito de caminhar até o dia em que percebeu que já estava fazendo pequenas corridas. É emocionante quando ele chega no consultório trazendo mais uma medalha, simbolizando mais um desafio vencido. Ele ressignificou a nova etapa da vida com muita resiliência se permitindo encontrar prazer em coisas que durante a vida toda, por todas as responsabilidades impostas, não tinha se permitido . 

Por essa e outras histórias riquíssimas que vivencio no consultório, assim como com toda a literatura científica médica, posso falar com convicção que independente da etapa que estamos vivendo, nunca é tarde para se exercitar

A prática de atividade física (sempre acompanhada de uma alimentação balanceada) desencadeia reações muito positivas na saúde e isso se deve à liberação de substâncias chamadas endorfinas que atuam como analgésicos naturais, melhoram a ansiedade, relaxam a mente. 

No processo de envelhecimento natural, podemos passar por mudanças físicas e dentre elas a que mais se destaca é a perda da potência muscular assim como flexibilidade e massa óssea. Quando não trabalhamos a favor da lentificação ou até mesmo da estabilização desse processo, o impacto negativo não será só físico mas psicológico.

E como saber que estou fazendo a atividade correta? Primeiramente busque a ajuda de um profissional. Somos seres singulares, cada um com suas particularidades. Tanto seu médico ou seu educador físico poderão fazer uma avaliação inicial para apontar a forma mais adequada.  O uso de calçados ideais, hidratação constante , adoção de alimentação equilibrada, respeito às limitações de equilíbrio e força, prática de atividades de pouco impacto, observação do uso correto das medicações de uso contínuo (quando for o caso) são ações preventivas que levam ao sucesso do programa planejado.

A pessoa que deixa de ser sedentária diminui em 40% o risco de morte por doenças cardiovasculares e, associada à dieta adequada, é capaz de reduzir em 58% o risco de progressão do diabetes mellitus tipo 2. São pequenos atos e posturas em hábitos diários que podem salvar a sua  vida. O médico é a sua bússola e você, o capitão do navio que tem muito a desbravar neste mar de experiências que chamamos de vida!

Danielle Amoêdo (contato@danielleamoedogeriatria.com.br/ www.danielleamoedogeriatria.com.br) é médica pela Fundação Oswaldo Aranha (UNIFOA/ Volta Redonda), pós-graduada em Geriatria e Gerontologia (UFG), especialista em Envelhecimento Ativo. É Coordenadora Médica no Programa de Assistência ao Idoso (Grupo Notredame Intermédica) e atende em consultório particular. Falará conosco mensalmente sobre saúde e os meios e modos de viver qualquer idade sempre da forma melhor e mais saudável possível.


 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, quero seguir o seu blog.