POR QUE NÃO?

POR QUE NÃO?

por Mari Marcato

…voltar no tempo
Eu aposto que em algum momento da sua vida você chegou a desejar voltar no tempo. Infelizmente, ainda não há nada que nos possibilite essa façanha, mas uma coisa eu posso garantir, a moda nos permite reviver tendências que amamos e até mesmo nos inspirar em séculos que sequer vivemos.

Isso porque o mundo fashion vive uma constante reinvenção, o que para alguns é uma forma nostálgica de se apegar ao que nos toca verdadeiramente, lidando com a dureza do cotidiano e a incerteza do futuro e, para outros, é apenas uma forma de driblar um mercado saturado de informações. 

Mas a verdade é que, enxergando pelo lado mais romântico ou não, a moda sempre vive uma onda saudosista, que resgata tendências e influências do passado. Para as temporadas de primavera-verão não seria diferente e as trends queridinhas das mais fashionistas aparecem com influências tanto do século XVI quanto da década de 90, mesmo que essa seja lembrada com menos paixão pelos amantes da moda.

Como sou apaixonada por tendências, hoje decidi compartilhar com vocês as que já ganharam o meu coração. E aí? Prontos para voltar no tempo?

Período Renascentista
Foi nesta época que as mulheres descobriram a beleza do corpo feminino e sua capacidade de seduzir os homens. Marcada por vestidos com mangas levemente bufantes e cinturas definidas, o visual Renascentista aparece repaginado e é aposta certeira de uma estética vintage confortável e estilosa.

Anos 60
A inspiração nos hippies dos anos 60 não é tão simplista como aquela pregada na época, já que o estilo flower power aparece em jóias com mix de pérolas, ouro e miçangas e até mesmo em bolsas de luxo.
No entanto, a criatividade deles, estará bem presente em looks tie dye das mais variadas cores e tonalidades.

Anos 80
Nos anos 80, o movimento Power Dressing reivindicou o poder feminino no ambiente profissional e trouxe ao guarda-roupas das mulheres silhuetas mais retangulares e elementos da alfaiataria masculina. Graças a ele, hoje encontramos uma estética elegante, mas cheia de conforto e podemos arrasar com chemises chiquérrimas e conjuntos de blazer e bermudas que são a cara dos dias mais quentes.

Anos 90
Nos anos 90, a estética era despojada e um dos modelos de calça mais usado era o baggy, com cintura bem marcada e modelagem ampla. O modelo não poderia ser mais certeiro neste momento em que buscamos conforto aliado ao estilo.      

Anos 2000
Os anos 2000 apresentaram uma moda com muitas referências usadas até hoje. Mas os lenços e bandanas estão entre as tendências mais versáteis e práticas da época. Ambos são excelentes aliados nos truques de styling e aparecem na atual temporada tanto nos cabelos, quanto amarrados como blusas.

Mari Marcato (@marimarcato e site marimarcato.com.br) é advogada, criadora de conteúdo, consultora de estilo e empreendedora do mercado de moda. Mensalmente, divide conosco seu fascínio pelo enorme impacto que as roupas podem causar, seus aspectos psicológicos e culturais.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, quero seguir o seu blog.