PLANO B

PLANO B

POR MARIANO LUCENTE

Recomeçar.

Isso mesmo. Deveremos recomeçar a construir nosso planeta.

Esta pandemia mostrou tudo o que está errado e quão fragilizado é o nosso mundo e nossas populações.

Será que realmente evoluímos nesses anos todos?

Temos destruído nossas reservas naturais, faunas e floras. Não é só nosso país que deve ser criticado ou responsabilizado. Todos têm sua parcela de contribuição para chegarmos ao estágio atual. Como foram forjadas as grandes cidades do mundo?

Está mais do que na hora de revisarmos tudo: princípios de vida, escolhas políticas, valores, os lugares em que queremos viver, com quem queremos e podemos viver, a maneira como nos relacionamos com nossos irmãos e com o próximo. Devemos praticar uma verdadeira reforma comportamental. Será que não cabe uma reflexão aqui?

O que realmente importa em nossas vidas? O dinheiro que conseguimos ganhar? Os cargos que conseguimos conquistar? O patrimônio alcançado? Tudo é válido mas o mais importante é o apego que damos a tais conquistas. Cuidado porque tudo isso pode ser efêmero. Estamos preparados para as perdas que a vida nos trouxer?

Vamos mudar nosso modo de vida. Educar nossas crianças para, antes de qualquer outra coisa, serem seres humanos justos, honestos, íntegros e humildes. Com essa base, serão melhores na vida e em qualquer profissão que venham a escolher.

“quando você muda o seu modo de pensar, mudam suas crenças: quando você muda suas crenças, mudam suas atitudes; quando você muda suas atitudes, mudam suas expectativas; quando você muda suas expectativas, mudam os seus hábitos; quando você muda os seus hábitos, você muda a sua vida” (Mahatma Gandhi).

Sejamos mais doadores do que receptores. Sejamos portadores de palavras de fé e da verdade. O nosso direito vai até onde começa o direito do próximo. Não podemos olhar para nossas comunidades e nos acostumar com o que vemos. Não podemos viver com a miséria do ser humano e achar que ela faz parte desse teatro chamado vida. Podemos e devemos trabalhar para um mundo melhor.

Culpamos sempre os outros pelas coisas que não estão certas. Atirar pedras é muito fácil, embora a maioria esqueça seus telhados de vidro. Fazemos parte dos erros e acertos da humanidade. Quantos não utilizaram o jeitinho para conseguir as coisas? Quantos fizeram qualquer coisa para pular etapas e procedimentos? Quem não se utilizou do QI – quem indicou para resolver algo?

As grandes mudanças começam pelos pequenos atos. Sei que muito do que estou escrevendo não é novo e pode parecer piegas. Temos que repensar tudo para termos dias melhores e deixar uma herança melhor para nossas próximas gerações.

Planejar nossos dias com mais atenção, não perder tempo com aquilo que realmente não tem importância, valorizar o conhecer e o saber, dedicar tempo e habilidades ao próximo e ajudar na melhora da vida. Criar uma corrente do bem em tudo o que fazemos. O resultado será bem melhor.

Nossa vida está repleta de Planos Bs. Encontre os seus e seja feliz.

Mariano Lucente (WhatsApp 11.955304623 e makeub156@gmail-com) é engenheiro, administrador, gosta muito de estudar e aprender. Já recebeu muito dessa vida e quer compartilhar conosco suas pequenas ou grandes guinadas, seus recomeços e todas as vezes em que teve que usar um Plano B.

Um comentário em “PLANO B

  1. Mudar, transformar, se reinventar.
    A mudança planetária sempre começa em nós mesmos .
    Parabéns Mariano, sempre bom ler suas reflexões pertinentes e atuais.
    Parabéns a todos os escritores que nos levam a refletir sobre a vida e nossas atitudes diante dela.
    Gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, quero seguir o seu blog.