PLANO B

PLANO B

por Mariano Lucente

Desde que o mundo é mundo, o homem aparece acompanhado de seus animais de estimação. Nasceram para serem companheiros. Aqueles que os têm são pessoas felizes e de bem. São várias as funções dos animais em nossas vidas. Vou me concentrar em algumas delas para não alongar demais esta leitura.

Os animais são extremamente amigos, fiéis e companheiros dos seus donos. Escolhemos nossos pets e eles também nos escolhem. Nada é por acaso. Eles são sensíveis a coisas que os humanos não sentem e não percebem. Muitas vezes, captam as energias negativas de suas casas e de seus donos, eliminando problemas que poderiam se instalar e até prejudicar. Lembrando Chico Xavier, “Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os Anjos estão para nós”.

Não preciso mencionar o lindo e importante trabalho que é realizado na parceria homem/animal quando falamos de nossos deficientes visuais. Sem os cães guias, essas pessoas teriam muita dificuldade de locomoção, liberdade e segurança.

Idosos e crianças têm uma sinergia incrível com os animais. É impressionante como acontecem transformações nessas pessoas quando estão na convivência com seus pets. Tenho uma experiência, em casa, que confirma isso.

Minha mãe, já falecida, se colocou à minha disposição para ficar com dois cães de porte médio/grande, em um momento de necessidade de mudança das instalações industriais de uma empresa que tive. Fiquei preocupado com a fragilidade da situação, mas não houve nenhum problema em relação à nova interação. O cuidado era recíproco entre ela e eles, Thor e Lua, que ilustram essa nossa coluna. Um dos médicos que cuidava de minha mãe disse que foi um dos melhores remédios que eu pude dar a ela nessa fase de sua existência. Ficaram juntos até o final da vida de cada um. Infelizmente já perdi os três.

Temos um grande problema social com o abandono dos animais nas ruas de nossas cidades. Precisamos ter respeito e consciência de que são seres com vida, inteligência, sentimento e que necessitam cuidados. É abominável, covarde e criminoso largar um animal à própria sorte. Muitos ficam doentes, são atropelados ou morrem por falta de alimento e cuidados, sem contar com a procriação descontrolada que pode ocorrer, potencializando o problema.

Animais não são brinquedos que adquirimos ou ganhamos e depois perdem seu valor. São vidas ao nosso lado e assim devem ser tratados. “Serás responsável por tudo aquilo que cativares” (Antoine de Saint-Exupéry)

Outra importante função é eliminar a Síndrome do ninho vazio, que muitos casais ou mesmo pessoas têm com a saída de seus filhos/parceiros, para casamentos, estudos, carreira solo, enfim, vida fora daquele lar. Os animais preenchem os ambientes e a vida das pessoas. Obrigam-nos a caminhar, sair de casa, ter novas atividades e a movimentar nossas existências. Trazem novos contatos. Ocupam lugares vazios em nossos corações.

Se você já tem o seu animal de estimação, aproveite ao máximo essa relação. Para aqueles que ainda não entraram para “o clube”, pensem sobre o assunto.  Adotem um animal! É um Plano B incrível e que certamente trará muitas alegrias em suas vidas. Nossos animais de estimação nos ensinam o verdadeiro valor da amizade e da fidelidade. 

Mariano Lucente (WhatsApp 11.955304623 e makeub156@gmail-com) é engenheiro, administrador, gosta muito de estudar e aprender. Já recebeu muito dessa vida e quer compartilhar conosco suas pequenas ou grandes guinadas, seus recomeços e todas as vezes em que teve que usar um Plano B

5 comentários sobre “PLANO B

  1. Eu fiquei muito feliz em saber que não sou a única que acha que ter um bicho de estimação é fundamental na nossa vida. Faz 10 dias que perdi minha bonequinha Meg e o vazio no coração é grande. Ela sempre foi muito companheira e está fazendo falta. Mas todos nós sabemos que eles tem vida mais curta porque já nascem sabendo amar incondicionalmente. A vida sem eles não tem a mesma graça. Infeliz da pessoa que não gosta de animais. Mariano, parabéns pela sensibilidade em entender nossa relação com os pets!

  2. Parabéns, Mariano. Ótima crônica. Tem gente que diz preferir os animais às pessoas… Às vezes penso que podem ter razão…

  3. Parabéns Mariano, realmente estes nossos amigos são incríveis, seu texto me fez lembrar do dia que perdemos nossa melhor companhia aqui em casa. aproveito para compartilhar abaixo o texto que fiz no dia que ela partiu:

    Agradecemos a Deus pela oportunidade do convívio com este ser excepcional.
    Tudo começou no Natal de 2005, a Pietra (minha filha) entrou correndo no nosso quarto gritando “papai, mamãe, o Papai Noel deixou um cachorro aqui em casa…”
    A Lili chegou pilhada, cheia de energia e alegria, uma bola de pêlos com personalidade forte, inteligência e muito bagunceira.
    Na época a Pietra com 6 anos saltitava pela cada, do sofá para a cadeira, da cadeira para a cama para não deixá-la mordiscar seus pés.
    Mordeu todas as pernas da mesa, comeu uma torta de banana inteira, comeu metade de um chocotone, metade de ovo de Páscoa, comeu e espalhou pela casa um quilo de açúcar… etc, etc, etc
    A Cida (minha esposa) criou uma “voz” pra falar com ela, essa voz viralizou, nossos amigos e familiares sabem do que estou falando…
    Temos uma dívida de gratidão com a Lili, no momento de maior necessidade ela surgiu em nossas vidas, transformou a personalidade da Pietra e a ajudou muito em sua timidez.
    Realmente um ser iluminado, altruísta, um anjo que deixou seu legado e sempre recebeu com desprendimento e carinho todos os animais que pegamos na rua, nossa melhor voluntária.
    Hoje ela descansa desse corpo e brevemente renascerá em um corpo perfeito, sem dores, renovada e muito feliz…
    Lili, esteja certa que você foi a melhor cachorra que alguém pôde ter na vida, seu maior legado foi deixar para trás 3 pessoas que se tornaram pessoas melhores através do seu exemplo…
    Vamos honrar sua vida ampliando nosso trabalho voluntário o qual você fez e sempre fará parte.
    Se pudesse pedir algo ao universo e a Deus eu só pediria para que um dia você volte a nos presentear com sua alegria em nossas vidas.
    Te amamos eternamente mais que chorume!!!
    … perceba e aprenda com os ensinamentos do seu animal de estimação:
    ◦ Amor incondicional;
    ◦ Paciência;
    ◦ Humildade;
    ◦ Ser feliz com pouco;
    ◦ Dar valor ao que tem;
    ◦ Viver o hoje, sem se preocupar com o que passado ou com o que está por vir.
    Deus nos ensina através da natureza, então valorize e agradeça a oportunidade com este ser que te auxilia em sua evolução.

  4. Parabéns Mariano. Não tenho animais, mas convivo com 3 quando vou para Sorocaba: Johnny, Tobi e Mauro ( gato ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, quero seguir o seu blog.