PLANO B

PLANO B

por Mariano Lucente


O tempo na verdade é um livro em branco que teremos que escrever, página por página, dia após dia até completar nossa história. Cabe a cada um de nós preencher esses conteúdos com conhecimentos, amizades, realizações, erros e acertos ou, muitas vezes, deixar essas páginas em branco sem nada de especial a dizer. Temos que respeitar a regra da vida que não podemos reescrever as páginas deixadas para trás.

Olhando num espaço bem próximo e restrito, noto rotineiramente as pessoas correndo, preocupadas, de mal humor, normalmente reclamando que precisam fazer algo que não vão conseguir e sempre atribuindo a culpa a uma suposta falta de tempo. Certamente isso pode ser estendido a um universo muito maior.

Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes
(Carlos Drummond de Andrade) 

Outra regra importante é que nada podemos fazer para o tempo que passou e nem pelo tempo que virá. Temos que nos concentrar no tempo de hoje e aproveitar da melhor maneira possível. Todos temos os compromissos caseiros (supermercado, roupas, reformas). Normalmente temos a tendência de relegar esses afazeres a um segundo ou terceiro plano. Profissionalmente então, nem se fala. Corremos feito loucos atrás de nossas metas e de nossas reuniões e sempre com a sensação de que algo está faltando.

O planejamento de cuidados com nossa saúde e nossos exercícios sempre fica postergado para a próxima semana. Até quando continuaremos a fazer isso?

Estamos sempre postergando compromissos importantes alegando falta de tempo. Será que algumas vezes não culpamos a falta de tempo por coisas que não queremos ou não podemos fazer?

Minha proposta de Plano B é pensarmos em formas de administrar melhor nosso tempo. Em casa, no trabalho, no convívio social, na saúde, enfim em todos os momentos de nossa vida.

Buscar mais qualidade e melhor aproveitamento do nosso dia junto às pessoas queridas próximas ou, mais ainda, distantes que assim permanecem por não termos tempo para elas.

Comece a organizar as coisas que têm que ser feitas por ordem de importância e prioridade. Primeiro faça as importantes e mais urgentes e que têm prazo para conclusão. Depois aquilo que também é importante e necessário ao seu bem estar e das pessoas e organizações que dependem de suas ações. Por último, ocupe-se do que pode ser considerado supérfluo para muitos mas que você gostaria de realizar.

Muito importante na administração do tempo é o respeito a você, aos outros e ao próprio planejamento estabelecido. Evite postergar ações sem um grande motivo. O que foi previsto para hoje deve ser feito hoje. Normalmente nos perdemos com novidades que podem surgir no momento de cada tarefa -celular, WhatsApp, emails. Seja fiel ao período previsto para cada ponto de suas atividades. Mais tempo gasto em uma certamente fará falta em outra. É preciso ter foco no que fazemos.

Existem várias formas de ajudar para que o planejamento elaborado seja cumprido. Escreva tudo e não confie em sua memória, por melhor que ela seja. Esquecer um compromisso é uma falta grave e que pode trazer resultados desagradáveis. Sempre que possível enxergue um prazo maior para que você possa se antecipar a eventuais necessidades de mudança de rumo. Lembre-se que os imprevistos estão por aí.

A administração do tempo é importante e válida para tudo e para todos: você, filhos, família, empresa, sociedade. Priorize sempre, flexibilize quando possível e seja objetivo na execução. 

Sejamos democratas na decisão e ditadores na execução
(Napoleão Bonaparte)

Use o seu tempo da melhor maneira possível. Seja responsável o suficiente, mas aproveite-o intensamente. Viaje, curta seus familiares e amigos, divirta-se, recarregue suas energias. Nunca sabemos o que vem pela frente. A vida é cheia de incertezas. Aproveite o seu agora.

O proposto aqui apresentado não é uma receita de sucesso. É apenas uma sugestão para uma melhor organização de seu tempo para que os resultados sejam positivos a cada um. Temos que ter tempo para a família, para o trabalho, para a comunidade e principalmente para nós.

Tempo é vida e isso é a maior verdade.

Mariano Lucente (WhatsApp 11.955304623 e makeub156@gmail-com) é engenheiro, administrador, gosta muito de estudar e aprender. Já recebeu muito dessa vida e quer compartilhar conosco suas pequenas ou grandes guinadas, seus recomeços e todas as vezes em que teve que usar um Plano B.

Um comentário em “PLANO B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, quero seguir o seu blog.