Leia! com Reinaldo Stuhlberger

Leia! com Reinaldo Stuhlberger

Ter passado o último fim de semana neste fim de ano em São Paulo sem lançamentos interessantes nos cinemas, sem poder beber nos restaurantes e sem velejar foi intensamente recompensado pela leitura do último livro de Mário Vargas Llosa, Tempos Ásperos (Editora Alfaguara, 278 páginas).

Não se deixe abater pela profusão de personagens que vão aparecendo nos capítulos iniciais. Você vai se lembrar de quem são à medida que o livro for evoluindo e para quem tem dificuldade em memorizá-los como eu, uma boa notícia é que vários deles não reaparecerão. 

A interferência que os Estados Unidos tiveram na política sulamericana após a Segunda Guerra é de uma enormidade que só perde para a invasão russa aos países fronteiriços. É disso que trata o livro mas nos contando a história como uma aventura iniciada principalmente pela Guatemala. As banana republics, dominadas por políticos corruptos sob ditaduras ferozes como as de Somoza na Nicarágua, Trujillo na República Dominicana e Papa Doc no Haiti, são locais onde os personagens Martita, (ex miss Guatemala que nunca foi), e Abbes Garcia (um faz tudo a serviço de generais) vão percorrer ao longo de suas vidas. Aos que têm menos de 50 anos vai ser muito interessante descobrir esses personagens que, se não fossem tão malévolos, seriam hilários; aos mais velhos será um recordar de que o mundo já viveu épocas piores. 

A maneira como Llosa escreve com idas e vindas no tempo pode deixar o leitor meio perdido mas será somente nos primeiros parágrafos de alguns capítulos. A partir daí nos percebemos exclamando “então, aí está você” e, à medida que o relato da aventura progride, temos a certeza de que o Nobel recebido é muito merecido. (Ainda bem que não concordo com alguns). 

Já vi comentários de que este livro não é dos cinco melhores do escritor, mas eu o coloco sim em um pedestal de prazer da leitura. Quem enfrentar as 30 páginas iniciais vai com certeza colher uma enorme recompensa, mesmo que tenha perdido dias de sol com vento forte. 


Reinaldo Stuhlberger (whatsapp 97622-6185) adora literatura e cinema. É engenheiro, faz windsurf, bicicleta e vai comentar as suas leituras conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, quero seguir o seu blog.